ENTREVISTA COM ANTONIO CARLOS MENEZES , por Goulart Gomes
Conte um pouco sobre você, sua trajetória profissional e família
Fiz o curso de direito na Universidade Católica de Pernambuco, advoguei na área do direito do trabalho por um período curto, depois através de concurso publico, fui aprovado para o cargo de delegado de policia, no qual cumpri a minha missão por 23 anos. Atualmente aposentado.
Qual autor exerceu maior influência em sua obra?Quais suas obras literárias preferidas?
Quanto à literatura, sempre fui apaixonado por livros e poesia. Influenciado pelos romances clássicos, especialmente pelos nossos escritores brasileiros, tentei com ousadia a escrever contos, mas nunca os publiquei. Comecei a ler poesia de Castro Alves, Olavo Bilac, Fernando Pessoa e outros. Despertando-me o gosto de também escrever poesia. No decorrer de tantas leituras poéticas me encantei com a poesia curta de Manoel de Barros.
Quando começou a escrever poetrix? Como o conheceu?
A minha escrita poética é influenciada por obras de vários poetas, principalmente os modernos e contemporâneos.
Conheci o poetrix através de grupos que se dedicavam à escrita do haikai, até que descobri o grupo coordenado pelo mestre e criador do poetrix, Goulart Gomes. Tive a felicidade de ser aceito no grupo do Movimento Internacional Poetrix, no qual participei de todas as antologias organizadas até a presente coletânea, recentemente publicada em comemoração aos 25 anos do poetrix.
Escrever é inspiração ou transpiração?
Quanto à inspiração para as minhas escritas, tem sido como sempre, a natureza, os encantos da vida, o amor, sentimento mais sublime, enfim, o que me toca a alma.
Em 2014, publiquei o meu primeiro livro de poetrix, intitulado, No Silêncio da Tarde. Tendo este ano editado uma segunda versão, através da editora Selo Independente, São Paulo.
Como tem sido sua experiência como membro da Academia Internacional Poetrix?
A minha experiência como membro da Academia Internacional Poetrix tem sido extraordinária, aprendendo sempre com os colegas a escrever de um jeito mais perfeito e de acordo com os ditames dos coordenadores do movimento. Sou um eterno aprendiz com muito orgulho.
Sempre muito grato por continuar fazendo parte da nossa Academia, e aprendendo a escrever melhor esse novo gênero da poesia brasileira.
Abraços poéticos,
Antônio Carlos Menezes
6 comentários:
É uma alegria compartilhar a poesia com o poeta e amigo Antonio Carlos Menezes!
Antônio Carlos consegue, com maestria, construir poetrix com lirismo e encantamento. Muito bom c9nhecer, por outro lado, aspectos de sua vida pessoal e profissional.
Parabéns poeta ! Com carinho e admiração foi bom ler sobre vc ✍️🥰
Nosso acadêmico romântico, sempre poetrix tocantes. Parabéns pela entrevista amigo.
sempre apaixonado pelos poemas de Drumond. Escutava músicas de Caetanos, Jobim, Chico a minha infância inteira. Criava estórias pra mim e minhas irmãs e até nossas músicas que ele as destinava as que eram pra mim e as que eram da minha irmã do meio. Lindo pai!
Obrigado aos amigos e familiares pelo carinho e incentivo. Abraços poéticos!
Postar um comentário