30 de mar. de 2021

Discurso de posse de Antonio Carlos Meneses

 

Olá, meus amigos poetrixtas!

É uma grande satisfação fazer parte dessa nossa Academia, tendo como objetivo a ampla divulgação do nosso poetrix. Ocupo a cadeira 6, tendo a honra de ter como patrono o saudoso mestre poeta Carlos Drummond de Andrade (Itabira-MG, 31 de outubro de 1902 – Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987).

Sobre a minha formação universitária, bem como quanto à minha trajetória profissional, em resumo, tudo começou quando fiz o curso de Direito, entre 1977 a 1982, na Universidade Católica de Pernambuco. Logo após a conclusão do curso e, com o registro da OAB-PE, passei a exercer a minha atividade advocatícia na área do Direito do Trabalho. Posteriormente, contemplado no concurso para o cargo de Delegado de Polícia, exerci aquela função em diversas cidades do interior, até quando fui designado para a Corregedoria, onde completei a minha missão como Delegado, aposentando-me com a intenção de retornar a minha atividade anterior. Fiz mais dois cursos de pós-graduação na área jurídica. Porém, sempre fui apaixonado pela literatura, especialmente à poesia. Durante minha cavalgada poética, encantei-me pela poesia do admirável poeta Carlos Drummonde Andrade, meu digníssimo patrono.

Nesta oportunidade, venho saudar ao mestre e amigo Goulart Gomes, criador dessa nova linguagem poética, uma pessoa maravilhosa, inteligente, criativa, que se dedica à literatura em geral, especialmente à poesia, com quem continuo aprendendo muito, durante esses 20 e poucos anos na elaboração do nosso terceto.

Saudade, sinto muita, da época que começamos a criar, inventar, reinventar os nossos poetrix no grupo do Yahoo. A empolgação era intensa, uma alegria demasiada, uma vontade extraordinária de escrever sempre o que sentíamos, o que pensávamos, o que vivíamos, extraindo o que havia de melhor, de mais bonito...

Sinto-me grato e pleno por ter participado de todas as antologias publicadas pelo Movimento Internacional Poetrix.

Em 2014, publiquei o meu primeiro livro de poetrix, pela editora Literata - São Paulo, lançado primeiramente na Bienal do Livro de São Paulo e, posteriormente, na minha cidade Recife/PE, na Livraria Jaqueira. Foi um momento de conquista e de festa!

O meu desejo é seguir esse Movimento Literário sempre na condição de eterno aprendiz, participando de todos os eventos dedicados ao nosso poeminha. E que nem os afazeres e tampouco as adversidades da vida roubem de mim o tempo e a disposição para que eu cada vez mais desfrute dos meus momentos de leitura, de criatividade.

Para finalizar, agradeço de coração a todos os meus amigos poetrixtas e admiradores do nosso poemeto.

Abraços com poesia,

ACM

Um comentário:

Dirce Carneiro disse...

Bom compartilharmos este espaço, poeta.