25 de dez. de 2025

Biografia de Paulo Soroka

 



Paulo Soroka, filho de Chaim Soroka e de Rosa Wulff Soroka, do sexo masculino, nascido em Porto Alegre, a 14 de dezembro 1959. Reside em Porto Alegre.

Apresento inicialmente informações a respeito de minha atividade profissional.

Cursei a faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fiz a residência médica em Psiquiatria no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, vinculado àquela Universidade.

Posteriormente, ingressei na formação psicanalítica na Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, de cujo Instituto sou membro.

Sou docente e supervisor do ITIPOA – Psicanálise e Criatividade, bem como coordenador do Curso de Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica de Adultos 60+ nesta instituição de ensino. Sou professor convidado no Instituto W. Bion.

Descobri anda na infância o prazer da escrita. À época escolar, participei de concursos literários, tendo sido premiado.

Sou autor de Um poema a cada dia para fazer a travessia, Quando o mundo voltar a girar e Outro primeiro dia Estes três livros de poemas livres foram escritos durante o período da pandemia.

Entendi ser urgente, especialmente naquele momento, alcançar poemas às pessoas. Nesse empenho, desenvolvi projeto literário nos parques e praças de Porto Alegre.

Sou autor de Versos Mínimos - Poetrix, pocket que integra coleção organizada pela Confraria Ciranda Poetrix. Participei da Antologia Pérolas II, da Agenda Poética 2025 e do Pérolas III (no prelo). Meu novo pocket, Instante Eterno - Sopros Poéticos, que integra a nova coleção organizada pela Confraria Ciranda Poetrix, tem publicação prevista para janeiro de 2026.

Sou acadêmico da Confraria Ciranda Poetrix, da Academia de Letras do Brasil - seccional RS, da Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências Letras e Artes e da Sociedade Brasileira de Aldravianistas. Participei de antologias organizadas por três destas associações literárias.

Tenho poema na Antologia “A vida é mais tempo alegre do que triste”, publicada em Portugal.

Fui premiado em Concurso de Trovas de Nova Friburgo (2022) e concurso realizado pela FALARJ em 2023, em duas categorias. Em 2023 fui classificado em concurso para ingressar na Confraria Ciranda Poetrix.


• São os seguintes os links de minhas páginas no Instagram, em que tenho por hábito postar poetrix e vídeos poéticos:

https://www.facebook.com/share/1FopxkfABR/

https://www.instagram.com/travessiascompaulosoroka?igsh=MWZkaTQzbGtlcHM2dw==

https://www.instagram.com/paulosoroka?igsh=MW5sb2l4cGx6NmRkNA==

• Os seguintes links remetem a vídeos poéticos criados a partir de poetrix de minha autoria:

https://www.instagram.com/p/DHd1KKROAOX/

https://www.instagram.com/p/DGbezJ8PMVt/

https://www.instagram.com/p/DCrYfBDOtWL/

https://www.instagram.com/p/DEFgfLWuu74/

https://www.instagram.com/p/DGnuYXKOrJX/

https://www.instagram.com/p/DAtOzAyuEgH/


• Escolhi os seguintes poetrix como exemplares do meu estilo de escrita:


SOLIDÃO

Chora alma plena de vazios
Borbulham afetos míopes
Silêncio busca ecos de outrora

ETERNIDADE

Brinco de vai-e-vem no tempo
Lembranças bailam no infinito
Festa no quintal da memória

CORPO E ALMA

Olhos gritam silêncios
Pele é mapa de viagens
Sentidos garimpam vida


Cordialmente,

Paulo Soroka

Nenhum comentário: