SENTIDOS PLENOS
Experimento da cegueira
Venda nos olhos, noite eterna
Ver é tateio, além do olhar
AMIGAS DO PEITO
Mulheres se tocam
Uma chama a outra
Corrente da vida
NA URNA
Gota a gota, o voto cai
A vontade se materializa
O povo decreta o futuro
WESTERN
Consolida-se o vale tudo
O faroeste é tupiniquim
Justiça elástica
DJ, AUMENTA O SOM
Há espaço para canções
Toco em frente, ainda bem
Se duvidar, tango
Dirce Carneiro
6 comentários:
Aqui a magia é o salto dos poetrix pelos vários temas, numa riqueza de abordagem poética. Gostei muito da imagem do voto gota a gota. Assim, aos poucos urna pode se fazer tsunami e causar muitos estragos... Futuro comprometido para o bem ou para o mal como diz a poeta.
Nestes poetrix, Dirce criou na própria dicção poética uma naturalidade que lembra a linguagem cotidiana sem, entretanto, perder a literariedade.
Um dos elementos mais notáveis dos poetrix de Dirce Carneiro é a associação da sátira com a questão do confessional, caracterizada pelo distanciamento por parte do eu lírico, que então observa a si mesma, como se de um ponto de vista externo, observa e, eventualmente, faz críticas. Parabéns!
Fiquei surpresa com a leitura do poeta José de Castro, inusitada para mim. Um olhar critico-literário incomum, poucas vezes expresso num texto meu. Agradeço por mim e pelo Poetrix este cuidado.
Igualmente, a poeta Valéria Pisauro faz uma leitura realmente literária, surpreendendo-me com olhar arguto, desses que devendam o autor em aspectos nele próprio nem pensados, isto traz à crítica literária o valor inerente a esta ciência tão cara a quem lê e escreve. O Poetrix agradece e eu também.
Como sempre é muito bom ler Dirce Carneiro … 👌✍️🥰
Dirce, você escreveu o primeiro e o último para mim? 🤣 Me identifiquei totalmente. 🖤
"Na urna", penso como José e acho que, às vezes, é a política que decreta o futuro do povo, não o contrário.
Em western, a justiça elástica dança conforme a música e, de olhos vendados não vê a balança nem pesa o peso das penas.
Esses Poetrix têm metáforas, humor, surpresas, cabe tudo em 30 sílabas e ainda sobra espaço para o leitor interpretar do jeito que bem entender.
Parabéns, Dirce.
Postar um comentário