26 de mar. de 2024

Kathleen Lessa

 

NOME COMPLETO DA PATRONA: Kathleen Menezes Lessa

NOME LITERÁRIO: Kathleen Lessa

Kathleen Lessa


DATA DE NASCIMENTO: 14 de novembro de 1949

DATA DE FALECIMENTO: 14 de junho de 2016

NÚMERO DA CADEIRA NA AIP: 15

FUNDADOR: Marília Nazareth Baêtas Tavernard

NOME DO ACADÊMICO ATUAL: Marília Tavernard



VIDA E OBRA DA PATRONA

 

Kathleen Lessa nasceu na cidade de São Paulo, em 14 de novembro de 1949, quando esta ainda era "a terra da garoa", descende de holandeses e portugueses. Licenciada em Letras (Português e Francês) pela Faculdade Oswaldo Cruz e em Ciências Sociais e Políticas pela USP, com especialização em Sociologia Urbana e Sociologia da Vida Cotidiana. Fez especialização de Francês e Literatura Francesa em Paris; especialização em Literatura Brasileira e Teoria Literária na USP. Foi professora de Português, Francês, Literatura, Redação e Sociologia durante 33 anos, em colégios particulares, municipais e estaduais.

Durante muitos anos, ela corrigiu redações para concursos públicos e concursos vestibulares. Efetivou-se como professora de I° e II° graus nas secretarias Municipal e Estadual de Educação. Trabalhou com Programas Curriculares de Língua Portuguesa para a PMSP. Começou a escrever poesia aos 10 anos e nunca mais parou! Aposentada, dedicou-se cada vez mais à literatura, a ler muito e continuar escrevendo. Debruçou-se também sobre as Aldravias, fazia parte da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas.

Publicava a maioria de seus textos no Recanto das Letras, desde 2005, e no Kaleidoscópio Literário, seu site, http://kathleenlessa.prosaeverso.net. Em ambos, o leitor encontrará grande variedade de textos: acrósticos, aldravias, cartas, contos, crônicas, frases, gramática e ortografia, haikais, indrisos, mensagens, pensamentos, poesias, poetrix, prosa poética, sonetos, tautogramas, teoria literária, textos eróticos, trovas e PPS.  Publicou também trabalhos poéticos em vários sites.

Kathleen Menezes Lessa, foi uma professora que se expressava através da poesia, era conhecida por sua paixão pelas palavras, versos e poesia, mesmo sendo reservada em sua exposição pessoal. Kathleen gravava suas observações e experiências para transformá-las em belas composições literárias. Sua escrita refinada e amor pela literatura a acompanharam ao longo da vida. Kathleen deixou um legado de palavras e emoções.

Contemporânea do grupo Yahoo, sempre dava dicas importantes: “Não deixem de adquirir a obra reunida de Leminski, "Toda Poesia", lançada recentemente pela Companhia das Letras. Conta com cerca de 600 poemas, projeto acompanhado por Alice Ruiz”.

Sempre fazia referência a suas publicações no Recanto das Letras. Foram, ao todo, 3.682 textos, 14 áudios (poesias recitadas pela autora) e 36 e-books.


Participou de várias Antologias, dentre as quais a Antologia Poetrix 4 - Terra, 501 Poetrix para ler antes do amanhecer, Antologia Poetrix - edição definitiva, Fagulhas Poéticas II, dentre outros. Sua escrita resultava da observação do mundo, do lirismo da vida, de como captava e sentia as relações humanas, do que lia e do que contavam, ela então supunha e inventava, dos resíduos do cotidiano no tempo em que vivia. Construia personagens, histórias, situações, explanava sentimentos e se fazia porta-voz das pessoas em geral.
Raramente seus textos falavam dela mesma, ainda se/que escritos em 1ª pessoa.
Portanto, que não se confunda a obra com a autora.

 

Frases de Kathleen:

  • “Esquecer as ofensas é sinal de sabedoria para conservar a saúde física e mental (KML)”
  • “Ora sou prosa, ora poesia (KML)”
  • “Sou de Antares, a estrela Alpha, vermelha, da Constelação de Scorpios (KML)”

 

POETRIX DE KATHLEEN LESSA

 

TEMPOS QUE CHEGAM


Sustentam efeito contrário,

Lançam no calendário

Registros de coisa alguma


 

ANTROPOFAGIA


Se corro teu bicho me pega,

Se ficas meu bicho te come.

Ai que banquete gostoso!

 


FRUSTRAÇÃO

aquele dia não houve

o fato não foi verdade

eu não fui eu


REFERÊNCIAS

 

RECANTO DAS LETRAS

SOCIEDADE BRASILEIRA DE POETAS ALDRAVIANISTAS

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

KALEIDOSCÓPIO LITERÁRIO (A expressão de Kathleen Lessa)



9 comentários:

José de Castro disse...

Saudades dessa grande poeta. Eu a conheci no Recanto das Letras e desenvolvemos uma sólida amizade, mesmo à distância. Chegamos a escrever duplix juntos. Ela costumava me telefonar lá de São Paulo todo o Natal e final de ano. Mantive contato com ela até as vésperas de ela ser hospitalizada. Lamentei demais a sua partida. Escrevi uma carta a ela, como homenagem póstuma, que se encontra publicada aqui no Blog da AIP. Que ela viva sempre em nossa memória. Parabéns, Marília, por ter uma patrona tão especial.

Marilda Confortin disse...

Não tive o privilégio de conhecê -la pessoalmente... Fui uma leitora frequentemente do seu kaleidoscópio. Era muito bom.

Dirce Carneiro disse...

Saudade dessa poeta e do tempo que ela representa. Ela era referência em Literatura na internete. No Recanto das Letras tudo que ela publicava era sucesso. Seu nome imorredouro nos obriga ao verbo no presente: Kathleen Lessa É. Privilégio Marília tê-la como patrona.

Valeria Pisauro disse...

Infelizmente, não a conheci pessoalmente, mas seus versos tocam meu coração.

Francisco José disse...

Muito bom, Marília. E Kathleen já praticava Poetrix segundo as atuais Diretrizes.

Andréa Abdala disse...

Linda homenagem!!

Lílian Maial disse...

Parabéns, Marília! Vc deu um toque muito especial para essa nossa querida amiga. Não a conheço pessoalmente, mas trocávamos ideias com certa frequência. Éramos fãs uma da outra no Recanto das Letras, onde sempre publicávamos. Pessoa gentil e doce, sempre disposta a ajudar. Lamentei muito sua morte. Excelente que tenha sido eternizada pela AIP!

Marília Tavernard disse...

Muito feliz pelos comentários dos amigos poetas. Não a conheci pessoalmente, mas falava com ela ao telefone, a conheci no grupo Yahoo. Tempos bons e saudades.

Francisco José disse...

É sempre muito bom conhecer-se mais e melhor os patronos e patronas da AIP. Belo projeto.