29 de jul. de 2023

Processo Criativo por Dirce Carneiro





POIESIS- PROCESSO CRIATIVO

Acadêmica Dirce Carneiro
Cadeira 26
AIP


Primeiro um lampejo, depois sentar, imagem do Pensador de Rodin, a luz, por onde começar. Mãos à obra. Sempre vale a pena tentar,insistir,pesquisar, estudar, lançar mão do nosso repertório, arcabouço particular, fruto do que somos. Uma obra tem muito da cosmologia de cada autor. Sua história, profissão, cultura.

Tenho períodos de branco, quando o impulso criador foge e isso afeta não só o ato de escrever, mas outras áreas da vida. Nesses períodos lanço mão de disciplina maior e proponho-me a escrevinhar sobre algum assunto. Mais que nunca, as habilidades aprendidas para a escrita são auxílio e recursos inestimáveis.

Sobre um período do dia preferido, eu gostava da noite, mais a madrugada, mas isto está mudando. Primordialmente, preciso de quietude, concentração e desligamento das preocupações ao redor. Isto para escrever, trabalhar a escrita. Porque poeta, observadora do mundo, eu sou o tempo todo, está no DNA.

Dito isso, como surge um texto?

Dificilmente os textos nascem prontos e quando isto acontece eu me extasio, sinto-me abençoada pela inspiração. Mas esta magia é bissexta. Escrever, como se sabe, é noventa por cento transpiração e o restante de inspiração. Claro que nada é com essa exatidão matemática.

Os textos nascem da observação, da inspiração e da necessidade.Toda ideia é registrada para não se perder. Sobretudo, escrever na emergência. Nosso treino em escrever nos encaminha para um texto mais ou menos coeso.Determinarum tamanho para o nosso texto, de acordo com o gênero de expressão escolhido: se prosa ou poesia; a forma e outras determinantes.

Escolha do POETRIX.

Sabemos que se trata de uma composição literária poética.Poemaminimalista de forma fixa, de uma única estrofe com três versos, portantoterceto, com no máximo 30 sílabas poéticas, sem contar o título, este obrigatório no Poetrix.Seu conteúdo é universalista. Existe farta literatura teórica sobre o Poetrix.Fundamental é considerar a existência do documento Diretrizes, editado em 2022 pela Academia Internacional Poetrix(1 link), que dispõe sobre escrever Poetrix, o qual é uma expressão poética que tem na sua concepção o clássico e o moderno-contemporâneo. O clássico na forma e o contemporâneo como arte abrangente no conteúdo.

Ressalto este aspecto muito interessante do Poetrix, abranger o clássico na sua forma, como a metrificação, e no conteúdo o perfil da arte contemporânea. Em resumo, digo que o Poetrix tem um pé nos clássicos e outro pé na marginalidade.

Os requisitos básicos para compor Poetrixestão nas Diretrizes.Na realização da obra de arte, cada autor é o protagonista. É seu modo de criar, seu jeito de fazer, trabalhar, seu eu poético em ação. Tudo o que está envolvido na feitura de uma obra de arte recebe o nome de Poiesis.

Por que dizemos que é o eu poético quem atua? Porque uma obra poética não é a biografia do autor. A criação se situa no plano da invenção, da imaginação, da ficção. É um mundo subjetivo colocado em palavras, dentro de um gênero literário. Há a biografia propriamente dita, mas este é outro gênero da literatura.

Linguagem literária é uma linguagem artística, portanto, Arte.

O Poetrix é uma forma literária surgida na Língua Portuguesa. É com esse sistema, com esse código linguístico que nós, brasileiros, escrevemos. Qualquer texto pode ser escrito em outros idiomas.Assim, devemos ter conhecimento básico do idioma para nos expressarmos, para haver comunicação; no caso do Poetrix, com beleza, poeticidade, concisãoe outros requisitos descritos nas Diretrizes e em manuais de teoria literária.

Já fizemos a escolha pelo Poetrix: tem suas peculiaridades, o básico está descrito nas Diretrizes, há outros elementos no texto Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Ítalo Calvino (2 link).

O título merece destaque. No meu processo criativo, não há uma regra para o momento de dar o título. Às vezes, o título já está pronto, outras vezes, ele só surge depois de reflexão sobre o que foi escrito. O título é das tarefas mais complexas numa criação, aliás, criar requer algumas especificidades.Há autores muito criativos em seus poemas e também dão títulos muito instigantes.

Há no Blog textos falando sobre o título, cito este que contém boas dicas: (3 link)

Vamos à praticado meu processo criativo predominante. Farei um Poetrix sobre PROCESSO CRIATIVO

Temos: vou escrever na Língua Portuguesa. Vou comparar a Língua Portuguesa a uma mina de pedras preciosas. Preciso achar as palavras. Escolher as palavras entre todas que virão. Nem todas serão escolhidas. É como peneirar para escolher. O instrumento usado nesse garimpo chama-se bateia. Este é o arcabouço do meu Poetrix. Agora preciso colocá-lo na forma (fôrma) do Poetrix.

Resolvi já escrever em terceto, por economia, não haverá tempestade de palavras, mas de tercetos.

1 - Ainda não sei se o título será PROCESSO CRIATIVO, mas este é o assunto.

Poetrix, desejo de expressão
Poema síntese, contemporâneo
Num triz sobra o não dito

Não fiquei satisfeita com o resultado.

O terceto fala do Poetrix, não do processo criativo.

2:

Arsenal de palavras, possibilidades
Escolhas são feitas
É preciso vestir o poema

Acho que melhorou, tem algum contorno poético e está dentro do assunto. Contudo, os dois primeiros versos me parecem prosaicos demais

3 :

Criação, dom ou cutelaria
na bateia, palavras em estado bruto
ourives molda a pepita-poema

Este deu algum brilho no olho. Aguardo um pouco, deixo no forno,

Mas já numero mais uma insistência:

4:

Língua Portuguesa, mãe das palavras
Poetrix moldado em seus signos
Expressão moldada em seus signos
Arquitetura mãe literária
Bateia separa palavras-luzes

Notem que aqui tem dois versos reservas. Faço assim para depois escolher, analisar e não perder a ideia que veio. Esta tentativa está descartada, não ficou literária. Não gostei.

(Neste ponto cansei, achei melhor parar, descansar e retomar o texto depois.

Às vezes abandono o projeto. Retomei o texto 4 dias depois. Reviso tudo, umas quatro vezes. Vejamos, tenho quatro possibilidades, apenas uma oferece alguma possibilidade de ser Poetrix com o título PROCESSO CRIATIVO. Destaco-o e trabalharei nele para finalizar.


3:

Criação, dom ou cutelaria 9
na bateia, palavras em estado bruto 12
ourives molda a pepita-poema 10


Resolvo alterar o primeiro verso; faço também alterações no terceiro verso,para deixá-lo mais natural. É preciso tomar cuidado para não forçar a poeticidade nos poemas. Conto as sílabas dos versos. Não pode passar de 30 no total. Tive dúvida quanto ao número de sílaba da palavra bateia. Pesquiso, confirmo que são 3 sílabas: ba-tei-a. O Poetrix excede as 30 sílabas. Não havia percebido. Sendo assim, não é Poetrix, é preciso resolver essa questão.

3:

Criação, cutelaria e dom 9
na bateia, letras em estado bruto 11
poeta molda em forma seu poema 10



É preciso adequar o metro. Inverti no primeiro verso para fazer a elisão de cu/te/la/ri/a_e/ dom.

Substituí palavra por letra, mais curta, diminuindo uma sílaba.

No terceiro verso, troquei na por em, para elidir mol/da_em/forma seu poema.

Alguns poetas preferem Poetrix bem curtos, mais concisos do que o máximo de 30 sílabas. Às vezes eu faço, mas noto que ainda componho, na maioria das vezes, numa média, ou próximo das 30 sílabas.

Em algum momento damos o texto por acabado.A Poesia escreve certo por linhas tortas... Está pronto o Poetrix sobre Processo Criativo.



PROCESSO CRIATIVO

Criação, cutelaria e dom
na bateia, letras em estado bruto
poeta molda em forma seu poema

Dirce Carneiro



Enviei o texto para submissão à Diretoria e se aprovado publicar no Blog. Após envio, notei correções a fazer. Reenviei, reenviei, reenviei. Revisões são necessárias, quantas vezes precisar. Espero que agora esteja terminado este texto sobre Processo Criativo. Não deixou de ser uma metalinguagem.

Recebi notificação da Academia para resumir o texto. Não estava acabado para o espaço a que se destina.Mais um trabalho, o de resumir. Processo Criativo não se esgota até o olhar do outro. Não está tão resumido quanto a Academia pediu, para se moldar ao Blog. Mas eu cortei duas páginas e mais que isso para mim é difícil. Minimalismo é para o Poetrix, ao qual dedico-me no exercício cotidiano.

Desejo que gostem, que seja de alguma utilidade, leiam, comentem.

Dirce Carneiro

______________________________

Links:


2 - Seis Propostas para o Próximo Milênio, Ítalo Calvino, postado no Blog por Goulart Gomes, um texto importante para o Poetrix.  https://www.academiapoetrix.org/search/label/Poetrix%3A%20Uma%20proposta%20para%20o%20novo%20mil%C3%AAnio

3 - Sobre o título, texto de José de Castro, no Blog da AIP  

15 comentários:

Marilda Confortin disse...

Muito bom, Dirce. Adicionou informações que vão além do Poetrix, por isso ficou longo. Mas, está gostoso de ler.
Sugiro que a administração do Blog faça uma edição, pois tem algumas palavras grudadas.

Marilda Confortin disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Pedro Cardoso disse...

Oi Dirce, gostei do seu texto, sou um curioso gosto de saber como os outros pensam os seus escritos. Gostei demais dessa frase "Processo Criativo não se esgota até o olhar do outro.". Concordo plenamente com você. Espero que, quem ainda não postou o seu processo criativo, que o faça. Eles nos ajudam a entender como é a escrita do outro. Parabéns e viva a poesia!!!

Dirce Carneiro disse...

Obrigada pelos olhares e comentários.
Marilda, e olhe que cortei muita coisa, a pedido da Andréa para moldar o texto ao Blog.
Pedro Cardoso, bom que você gostou.

José de Castro disse...

Eu já conhecia o texto. Bem abrangente e nos dá uma boa ideia de como acontece o processo criativo da poeta. Parabéns, Dirce.

Dirce Carneiro disse...

Muito grata José de Castro. Sim, você conhecia o texto porque fez a revisão, esse seu olhar de lince que não deixa passar nada. Por mais que revisemos nossos próprios textos, faz-se necessário uma leitura acurada de outro especialista.

Andréa Abdala disse...

Dirce é sempre cautelosa nos seus textos, isto é bom!. O leitor, iniciante no Poetrix ou não, tem aqui um excelente relato de como se pensar e escrever poesia minimalista.

marcia tigani disse...

Uma aula do instante criador do poeta .Uma lição de técnica da arte de escrever poetrix .Parabéns, Dirce!

Dirce Carneiro disse...

Muito grata Andrea por sua avaliação. Já fui mais detalhista e perfeccionista. Compreendo o perfil da linguagem de internet, nada de textões, mas um texto curto, para mim, ainda é grande demais para a pressa cibernética.
Gosto de desafios e chegarei, em algum momento, ao equilíbrio entre a minha satisfação e a necessidade da urgência da rede.

Dirce Carneiro disse...

Márcia Tigani muito grata.
Já a convidei para o Poetrix mas entendo sua preferência pelos ditos poemões, os quais você faz com excelência. Sua avaliação é muito importante, sendo a artista que é. Escritora, poeta, musicista, médica, mãe, mulher que não foge das raias do nosso tempo.
Amei a última música ao piano, parabéns.

marcia tigani disse...

Linda aula sobre técnica e arte poética em poetrix ...

Dirce Carneiro disse...

Grata Marcia.

Angela Bretas disse...

Dirce como sempre nos presenteando com uma aula sobre Poetrix . Palmas confreira ! ✍️✍️😘

Dirce Carneiro disse...

Angela Bretas, ter sua aprovação é de grande valor.
Sei o quanto você é crítica e exigente.
Muito grata

Marília Tavernard disse...

Sempre é gostoso ler o processo criativo dos confrades, conhecer como nascem seus maravilhosos poetrix e sentir a intensidade de sua escrita. Parabéns Dirce.