10 de nov. de 2022

FLIPELÔ 2022 - PARTICIPAÇÃO DO POETRIX

FLIPELÔ 2022
Foto: Divulgação e texto (adaptado) Google
A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) aconteceu entre os dias 1 e 6 de novembro. Pelo sexto ano consecutivo a Fundação Casa de Jorge Amado em correalização com o Sesc, promove o evento. A nova edição do evento homenageou o legado do autor Jorge Amado por meio dos personagens que mostram a diversidade da Bahia.

O evento contou com programação gratuita ao público.

Na noite de abertura, um show exclusivo de Zezé Mota, no Palco FLIPELÔ, no Largo do Pelourinho. Durante os outros cinco dias uma ampla programação composta por mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados tipos de literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, slams e uma rica programação infantil com contação de histórias e diversas atividades lúdicas.

Houve também exposições, apresentações teatrais e musicais promovidos no Teatro Sesc Pelourinho, Palco FLIPELÔ, no Largo do Pelourinho, e nos palcos do Cruzeiro de São Francisco e Praça da Sé, além do Santo Jazz, no coreto do Largo do Santo Antônio Além do Carmo.
Programadas também apresentações de Xangai, Juliana Ribeiro, Vânia Abreu e Gerônimo Santana e dos espetáculos Compadre de Ogum e Circuito Jorge Amado. Estão confirmadas as participações de escritores de projeção internacional como Ailton Krenak, Itamar Vieira Jr., Kalaf Epalanga (Angola), Maria Fernanda Elia Maglio e José Luis Peixoto (Portugal).

Intitulado “Mabel Velloso”, o espaço infantil funcionou no Terreiro de Jesus, a partir do dia 2 de novembro, com apresentações musicais, contação de histórias e animações culturais.

A Flipelô ainda conou com outros espaços como a Casa das Editoras Baianas, Vila Literária, Espaço Sustentabilidade, Flipelô Mais, Vitrine Flipelô, além das rotas gastronômica, das artes e dos museus.

A programação completa pode ser acessada por meio do site oficial da Flipelô.



PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO POETRIX NA FLIPELÔ

FIAT LUX!
FRANCISCO JOSÉ SOARES TORRES

Foi lançada a pedra filosofal do Poetrix: a Antologia Poetrix 8 - Infinito.

Infinito ainda é o tempo que ata as pontas do espaço-curvo no minimalismo, ao um só momento gigante e quântico, bóson e férmion, unindo materialidades e virtualidades, dinossauros e contemporâneos.

Os Quatro Ventos sopraram à Bahia. Não foram ventos contrários, mas favoráveis, e não vieram apenas dos quatro cantos, mas de todo o infinito...

Trazidos por quatro poetrixtas (Goulart, Pedro, Chico e Dêja), soprados também por uma Rosa (Morena) dos ventos, todos representantes, nesse e_vento, de uma geração de poetrixtas.

Na Flipelô, o Pelourinho foi mais que um subúrbio da Via Láctea, fazendo de Salvador um universo-ilha da própria galáxia, porque o centro do universo da poesia minimalista.

E o Poetrix se fez luz no infinito.


GOULART GOMES


Tenho o maior orgulho de ter organizado essa antologia, com @AILA MAG Aila Magalhães. Não foi fácil, passamos por várias dificuldades, mas ela saiu. Em março, com o apoio de @LORENZO Ferrari, fizemos o lançamento em SP e dia 3, relançaremos na Flipelô. Quando, um dia, meus netos me perguntarem o que eu fiz nos tempos do fascismo, eu poderei responder, com orgulho!


GOULART GOMES E PEDRO CARDOSO


Juntos, escreveram o livro de poetrix Poemas Encolhidos, também lançado na Flipelô, onde receberam escritores convidados da Bahia e de  outros estados da federação, como Rosa Morena, Francisco José Soares Torres com esposa e filha e Djalma Filho (fotos abaixo)



FOTOS





3 comentários:

Pedro Cardoso disse...

Bom demais participar da FLIPELÔ. E viva o Poetrix!!!

Francisco José disse...

Foi um momento único, grandioso como o Infinito e quântico como o Poetrix. Viva a poesia minimalista!

Dirce Carneiro disse...

Parabéns aos escritores pela participação.