2 de nov. de 2023

Grafitrix de Lilian Maial


 

8 comentários:

Marília Tavernard disse...

Prevenção nunca é demais. .Ótimo poetrix amiga Lilian.

Dirce Carneiro disse...

XY e a Poesia unidos pela vida.

Lílian Maial disse...

É um poetrix complexo. Na verdade, não sei se me fiz entender.

José de Castro disse...

Importante ter a poesia como arte-trincheira para a prevenção dessa doença terrível... dessa vez um alerta para nós homens. Valeu, Lílian!!!

Diana Pilatti disse...

E pensar que já estamos em 2023 e cuidar da saúde ainda é uma tabu. Meditemos...

Andréa Abdala disse...

Concordo com José de Castro. Só achei o segundo verso um pouco "forçado", desculpa se não utilizei a palavra correta. É poesia! É poetrix!

Gilvânia Hoje disse...

Se tocar: um ato de amor. Um toque de Poesia: conscientização! Parabéns 👏

Marilda Confortin disse...

Lilian, você disse no comentário: "É um poetrix complexo. Na verdade, não sei se me fiz entender." Concordo contigo em parte. Você se fez entender aos poetas e aos homens mais cultos, mas, alguém que não esteja familiarizado ao trato das palavras e leitura de imagem, dificilmente entenderia a mensagem de prevenção contra o câncer. Fiz até um teste. Pedi para um vizinho, jovem, que me ajuda na jardinagem do quintal, ler teu Poetrix. Ele riu já no primeiro verso e interpretou "natal" como ejaculação (prêmio por se tocar). Pedi então para ele analisar a imagem e ver se tinha outra mensagem escondida nela. Percebeu o "lacinho azul", mas não entendeu o texto como preventivo. Cheguei à conclusão que minha ginecologista tem razão quando diz que as variações da palavra "toque" nas campanhas contra o câncer de mama e de próstata carregam um sentido muito figurado que induz à malícia nas pessoas mais simples. Não está atingindo a população menos esclarecida como deveria. Você que é médica, talvez já tenha percebido uma reação de constrangimento ao pedir para um homem ou mulher se tocar... ainda é tabu.
Beijo, Imperatrix.