2 de jun. de 2023

Grafitrix de Ronaldo Ribeiro Jacobina


 

7 comentários:

José de Castro disse...

Adoro arco-íris. Parabéns, amigo.

Antônio Carlos Menezes disse...

Bravo!!!

Pedro Cardoso disse...

Um Grafitrix envolvente!
Li, reli. O contemplei várias vezes, tentando absorver tudo que ele pode oferecer à luz da poesia.

Um título interessante! Casa perfeitamente com o texto e a imagem. Está literalmente dentro do contexto exposto.

Achei atraente a ideia de que o céu é quem manda beijo. O autor inverteu a posição. O usual seria ele mandar beijo e não o céu.
Vejo neste verso, com o auxílio da imagem, o desenho de uma boca sorridente projetada pelos dois arcos-íris. Como se fossem lábios que se tocam no horizonte. Lábios multifacetados, com o vermelho em seu exterior e o violeta em sua parte inferior. Ou seja: o beijo arremessado pelos deuses da chuva. Esta visão ficaria mais clara se o autor tivesse dito: os arcos irisaram minh'alma. Minha intuição me leva a dizer que o poetrix foi escrito antes do encontro com a imagem.

No segundo verso ele diz:  "com calma, meu olhar sorriso". Este verso está dividido em duas falas: 1ª) "com calma". Para mim, o autor está  falando do êxtase... aquele que faz com que o tempo passe até mais lentamente. 2ª) "é meu olhar sorriso" - a fascinação expressa no olhar!
Está nos contando que se trata de uma paisagem celeste, na qual há o movimento de uma extensão dos arcos em direção ao "pote de ouro".

O terceiro verso é também significativo. A expressão "arco irisou minh'alma" significa que todos aqueles raios luminosos e fogosos encheram sua alma de luzes de várias cores, causando um momento raro de contemplação.

Quero destacar o neologismo "irisou" no terceiro verso. Me fez lembrar da frase de Guimarães Rosa "A gente vive, eu acho, é mesmo pra se desiludir e desmisturar”. Essas inovações, levarão a mudanças da nossa língua.
       
É assim que vejo esse excelente Grafitrix... E viva a poesia!!!

Dirce Carneiro disse...

Lindos, imagem e texto

Andréa Abdala disse...

Lindo seu poetrix, poeta! O comentário do Pedro Cardoso disse muito mais do que eu pensava dizer. Perfeito!

Marilda Confortin disse...

Lindo, Jacobina! Equilibro entre imagem e texto que conversam sem se atrapalhar.

Marília Tavernard disse...

Adorei o grafitrix Ronaldo, imagem que transmite paz.