11 de mar. de 2022

A arte do título no Poetrix - José de Castro


Colocar títulos em poetrix é uma arte. Aliás, o título é de suma importância, pois ele situa e contextualiza o poetrix e dá significado ao texto.

Geralmente, o título é o que vem por último num processo de criação literária. Assim acontece em poemas, contos e romances. Depois de escrever, o autor atribui à sua produção um título que servirá como um convite à leitura, atraindo a atenção do leitor.

Pode acontecer de alguém, primeiramente, ter um título em mente para depois escrever o poema ou texto.

Assim, podemos ter dois pontos de partida:
– um poetrix em busca de um título;
– um título em busca de um poetrix.

Escolhe-se, de acordo com a situação.

Para ser um bom título, precisará atender a alguns requisitos.

Primeiramente, que tamanho deve ter o título?

Sabe-se que o título de um poetrix pode ter o tamanho que se quiser, pois as palavras não entram na contagem das sílabas. Isto não quer dizer que devemos abusar, criando títulos quilométricos, pois o poetrix é um gênero minimalista.

Então, reflita: existe algum propósito específico para um título longo? Você tem uma justificativa sólida, uma razão forte e intencional para causar algum impacto? Mesmo assim, saiba que não existe nenhuma garantia se isso funcionará a favor ou contra a sua ideia.

Portanto, prefira um título minimalista que diga muito com poucas palavras.

O título pode ser uma síntese ou um guia de leitura do poetrix e até mesmo um complemento, um algo mais. Poderá também estabelecer analogias ou provocar contrastes em relação ao tema.

Um bom título deve ser instigante e provocativo para chamar a atenção do leitor. É recomendável que o título tenha uma “pegada” para capturar e seduzir o leitor. Mas, sem exageros, na medida certa. Ele precisa ser coerente e fazer sentido no contexto poético. Na arte do poetrix não se pode visar apenas um efeito estético formal. Tudo tem que ter uma razão sólida e cumprir uma função poética.

O título precisa contribuir para a poeticidade do poetrix.

Importante lembrar os seis valores preconizados pelo teórico Ítalo Calvino para a literatura, em sua obra Seis propostas para o próximo milênio (leveza, rapidez, multiplicidade, visibilidade, exatidão e consistência). Esses valores ou qualidades, imprescindíveis na literatura em geral, aplicam-se também ao gênero poetrix e, claro, aos títulos.

O título de um poetrix precisa ser consistente.

A consistência significa que o título engloba algum ou alguns dos valores preconizados por Calvino. Por exemplo, rapidez e exatidão: quando alguém bate o olho no título já percebe o que ele quer dizer. Por outro lado, a multiplicidade implica em riqueza expressional. É o mesmo que falar de polissemia ou amplitude de significados. Já a visibilidade é o poder de sugerir, de gerar cenários e ativar a imaginação.

Vale observar que os valores destacados por Calvino aplicam-se não só ao título, mas também à totalidade do poetrix. Não basta um título estar bem colocado se os versos não têm consistência. É preciso que exista uma relação de diálogo e pertinência entre o título e os versos. Se os versos expressam leveza, o título precisará ser coerente com isso. Contudo, a leveza não impedirá o autor de tratar de temas polêmicos, tristes ou mesmo conflituosos. A leveza refere-se mais à forma de se expressar, com elegância, consistência e clareza. Jamais significará que o autor precisará sempre utilizar um estilo lírico ou romântico. A leveza é a magia que nos faz flutuar, viajar, voar com as palavras, mesmo que elas não sejam de conformismo.

Quanto à originalidade, isso será medido mais em relação ao próprio poetrix como um todo do que ao título em si. Poderão existir outros poetrix com o mesmo título do seu, porém o desenvolvimento do tema é que contará para estabelecer o diferencial. Até mesmo você poderá, eventualmente, repetir títulos. O importante é que o título se sustente e faça sentido no contexto do poema.

É muito comum em poetrix – e também no título – se fazer a quebra de palavras para gerar um efeito de ambiguidade, dupla leitura, ou seja, para expressar mais de uma ideia. Evite as quebras já muito utilizadas e que se encontram desgastadas (Ex.: ser_tão; amar_ela; dentre outras). É muito difícil, hoje, você conseguir uma quebra que surpreenda o leitor, pois tal artifício vem se banalizando.

Algumas recomendações

Devido ao campo expressional reduzido de um poetrix, afinal são apenas três versos, evite repetir palavras dos versos no título.

O cânone do poetrix recomenda que não se use versos construídos com frases quebradas, seja em duas ou três partes. Cada verso precisa ter “luz própria” e não depender do verso anterior ou subsequente para se completar. Essa mesma recomendação é válida também para o título. Ele não deve ser algo incompleto que precise do primeiro verso para fazer sentido. Da mesma forma, o primeiro verso não pode ser refém do título para expressar uma ideia ou parte dela.

Finalmente, use a sua criatividade para garantir que o título do seu poetrix tenha a força que você quer para situar o poetrix dentro da ideia que você quer passar, pois o título é o cartão de visitas, a porta de entrada para capturar a atenção do leitor. O título precisa ser bem pensado e surpreender. Sendo sugestivo e significativo já é um bom começo. Ele poderá conter metáforas ou qualquer outra figura de linguagem. Quanto mais poeticidade, melhor. Mas, às vezes, o que conta mesmo é a simplicidade da ideia, o seu jeito leve de ser e trazer aquele “toque” ao seu poetrix. Portanto, o título nunca será algo casual, aleatório ou apenas de impacto.

Resumindo.

Lembre-se que o título, em geral, deve procurar atender a algumas dessas características:

– atrair a atenção do leitor por alguma característica especial;
– situar o poetrix dentro da temática abordada;
– suscitar algum efeito de surpresa e/ou encantamento;
– buscar a originalidade ou algum grau de inovação;
– ser instigante, provocativo, sugestivo;
– ter coerência e adequação com os versos;
– estabelecer diálogo com os versos, evitando redundâncias;
– trazer mensagem sugestiva, instigante, que leve à reflexão;
– abrir possibilidades de leitura múltipla;
– ter riqueza imagética e sinestésica;
– ter consistência e clareza em sua forma de expressão;
– ter leveza, rapidez e poeticidade.

Portanto, um bom título reunirá grande parte das características acima descritas. E, com certeza, deverá servir como um mote a ser desenvolvido nos versos do poetrix.

É importante que você tenha clareza acerca da escolha que fez para criar o título, de maneira que ele trabalhe a favor da sua ideia, seja ela qual for. Um título precisa sempre caracterizar-se como uma escolha consciente, uma opção estética intencional e consistente em relação ao poetrix.

Desejo boa sorte em seu processo criativo. Afinal, criar títulos em poetrix é também uma arte.

Seguem sete exemplos de títulos de poetrix que considero bem resolvidos, de acadêmicos da AIP, extraídos do livro digital “Água, Terra, Fogo e Ar”, IV Mostra Poetrix (2021), organizado por mim e pela poetrixta e acadêmica Diana Pilatti.

*José de Castro, cadeira 11, patrono Paulo Leminski.

Exemplos:

1.
OCASO

já fui estrela
hoje, poeira
cisco nos olhos da noite!
(Aila Magalhães)

2.
VENTO MAROTO

anuncia tempestade
levanta saias
condena vaidades
(Ana Mello)

3.
ECLIPSE NUPCIAL

Mar adornado
Alvas rendas
Beijo do Sol e da Lua
(Gilvânia Machado)

4.
REPRESADA

Fechei os olhos
Engoli o choro
Prendi um tsunami no peito
(Marilda Confortin)

5.
POESIA NO AR

assobia o vento
música aos meus ouvidos
derramo poetrix no papel
(Marília Tavernard)

6.
DIA A DIA

ar quente
palavras tuas
meu fogo se acende
(Pedro Cardoso)

7.
ENLEVO

Faço-me ar:
folhas, perfumes, pipas elevo.
Em cargas leves, suspiro.
(Saulo Pessato)

Nenhum comentário: