1 de set. de 2024

IX CONCURSO INTERNACIONAL DE POETRIX 2024 - RESULTADO




 IX CONCURSO INTERNACIONAL DE POETRIX 2024

-   RESULTADO   -


A AIP – Academia Internacional Poetrix tem o prazer de divulgar o resultado do IX CONCURSO INTERNACIONAL DE  POETRIX 2024.




1º. LUGAR


TESTEMUNHO DE LUTA

(Maria Correia - DF)


Sonhos debaixo da pele
Alma olhando para trás
Ninguém corta de si suas raízes




2º. LUGAR


PAPILLON

(Tatiana Barduco Rodrigues - SP)


Le chrysalide y le tombeau.
Le chenille est mort.
Deux ailes ont voyagé...



3º. LUGAR


VENTOS DE OUTONO

(Matile Facó de Paula Pessoa Queiroz – CE)


Folhas caem mansas,
dança de adeus ao vento,
outono nos olhos.



4º. LUGAR


BALANÇAR DA REDE

(Valéria Pisauro - SP)


Sol sai à francesa
Embalos de vai e vem
Meu mar em teu oceano.



5º. LUGAR


O PARTO

(Taciana Aparecida da Costa – MG)


Imaginação fecundou
Vidas inventadas gestadas
Nasceu um livro

AS VENCEDORAS:


MARIA CORREIA é Filósofa (UCB), mestre em Educação (UNICAMP), doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP),  com participação em diversas antologias no país. Membro da confraria literária Ciranda Poetrix. Autora do livro em formato pocket Solfejos Poetrix, 2024, Ed. Jornal de Beltrão, PR.


TATIANA BARDUCO RODRIGUES é Pós-graduada em Altas Habilidades / Superdotação (Instituto Genus/ Sapiens), nascida na capital paulista e radicada em Caxias do Sul. Publicou os livros Vinho versus Fênix: a poesia do vinho do Sul (2023), Um anjo de criança (2022), Flor e Ser Poesia  e Mãe Maria entre rosas e versos (2021).


MATILE FACÓ, autora de Fortaleza, publicou Ratos e Rosas, uma coletânea poética que mergulha nas complexidades da vida.


VALÉRIA PISAURO nasceu em Campinas-SP, graduada em Letras pela UNICAMP e em História da Arte, pelo MAM-SP. Em 2022, aprovou dois projetos junto ao PROAC-SP: a publicação do seu livro de poesia solo, “ENTRE LINHAS E CORDAS” e o lançamento do seu CD “TRAVESSIA ENTRE & CORDAS E RIMAS”, álbum com suas parcerias premiadas nos maiores festivais de música. Em 2023, foi contemplada com o prêmio de RECONHECIMENTO CULTURAL pela lei Paulo Gustavo, na cidade de Campinas-SP. Ainda, em 2023, foi eleita para assumir a cadeira nº 20, na Academia Internacional Poetrix.


TACIANA APARECIDA DA COSTA é graduada em Comunicação Social-Jornalismo, pós-graduada em Comunicação Integrada, funcionária pública e assessora de comunicação. Já conseguiu classificações em concursos literários, venceu o VIII Concurso internacional de Contos Vicente Cardoso 2018.



A Comissão Julgadora foi composta pelos acadêmicos poetrixtas Lílian Maial (RJ), Pedro Cardoso (DF) e Oswaldo Martins (BA).


A Diretoria AIP 2023-2025 é composta por Andréa Abdala, Francisco José, Marília Tavernard, Pedro Cardoso e Goulart Gomes.


Parabenizamos os vencedores e agradecemos a todos aqueles que participaram.



8 comentários:

Andréa Abdala disse...

Parabéns para todas!!

Angela Bretas disse...

Merecidamente vencedores ✍️ simplesmente ótimos os poetrix !
Parabéns ✍️✍️✍️

Francisco José disse...

Poetrix maravilhosos. Destaco PAPILLON. Vi o filme no Cine Royal em Teresina, em 1973. Tinha 16 anos, e o filme era para maiores de 18. Entrei com os documentos de identidade de um primo. A história me impressionou muito. A "crosálida" (René Balbenoit) "estava em sua tumba" (prisão perpétua, acusado de um crime que não cometeu). A "lagarta estava (portanto) morta", mas "os dois" amigos (Papillon e Dega), "voaram abraçados" do penhasco de uma garganta na Ilha do Diabo (num flutuador feito com cocos vazios entrelaçados). A prisão ficava na Guiana Francesa, de onde eles fugiram para o Brasil (Roraima), onde Papillon viveu em liberdade até sua morte, em 1978. Grato por proporcionar essas lembranças em um poetrix de tirar o fôlego!

Francisco José disse...

*crisálida

Darlan Torres disse...

Encantadores os poetrix vencedores. Particularmente, amei o "PAPILLON", 2º colocado. para mim, ele foi o 1º colocado!

Marilda Confortin disse...

Parabéns a todos os ganhadores. Obrigada comissão organizadora pelo trabalhão! 💯

Anônimo disse...

Uma seleção admirável.

DIRCE CARNEIRO disse...

Poetas revelações. Felizes surpresas.