SÁVIO DRUMMOND, por Goulart Gomes
Fonte: Antologia 6 MIP - Editora Rumo Editorial, 2019
Sávio Drummond é um dos mais completos multiartistas que eu já conheci. E digo É, por que acredito que, onde quer que ele esteja, continua a produzir magnificamente, como sempre fez.
Médico por profissão, nascido em Salvador, a 22-04-1971, aproximamo-nos primeiramente não pela arte, mas pelo trabalho. Colegas na mesma empresa, tomei conhecimento dos desenhos e textos que ele produzia, no âmbito da medicina do trabalho. Logo percebemos que tínhamos muito em comum.
Sávio desenhava muito bem, elaborou a capa dos livros de diversos escritores do Grupo Cultural Pórtico. Fez várias caricaturas minhas, gostava de “sacanear” os amigos, colocando-os em situações irônicas, em seus desenhos. Este seu perfil “gozador” também se estendia aos seus demais talentos, em contos, crônicas, poetrix e poesias. Mas, o que mais me surpreendia era como ele conseguia escrever bem tanto o trágico quanto o cômico, tanto o lírico quanto o popular.
Como ele mesmo disse, em sua minibiografia poética, publicada na antologia Tempoema: “Médico, desenhista, escritor / Polivalente, joga nas três / Talentoso, sensível, sonhador? / Mentiroso a vida o fez”.
E “jogava” muito bem, em qualquer “posição”, um craque com a pena na mão, seja para desenhar ou para escrever.
Foi dos primeiros a aderir à proposta do poetrix, e mais uma vez demonstrou como era bom em tudo o que fazia, se tornando um dos nossos melhores autores. Sávio teve uma passagem prematura, provocada, ironicamente, por um erro médico de diagnóstico, que levou a sérias consequências.
Sua memória privilegiada sofreu, mas nunca esqueceu dos melhores momentos dos nossos encontros literários, ao lado de outros grandes amigos em comum. Essa homenagem do MIP a ele é mais que merecida. Um excelente autor, que merece ser lembrado por nós, perpetuamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: