O projeto Poesia nossa de todo dia visa incentivar a leitura e a escrita de textos poéticos por meio de uma prática diária: a escrita do Poetrix, gênero poético minimalista, criado por Goulart Gomes, em 1999, sendo um gênero praticado, com assiduidade, pela Academia Internacional Poetrix (AIP) e pela Confraria Ciranda Poetrix, duas instituições comprometidas em fomentar as produções poéticas contemporâneas.
Neste ano de 2024, as atividades de leitura e produção de Poetrix serão aplicadas com os 9o Anos, de Ensino Fundamental II e 1o Ano, de Ensino Médio, que já possuem um conhecimento básico sobre a linguagem dos textos literários e sobre alguns recursos: figuras de linguagem, ambiguidade e intertextualidade, trabalhados em anos anteriores. A biblioteca da escola possui algumas obras sobre o Poetrix, que serão levadas à sala de aula para que os alunos conheçam o gênero e observem sua estrutura.
O direcionamento das produções terá como base as Diretrizes para a escrita de um bom Poetrix da AIP. Cada aluno receberá uma agenda personalizada com o nome do projeto, e a proposta é que eles escrevam um Poetrix por dia, até nos dias em que não terei aulas com a turma. Eles escreverão no caderno, antes de transcreverem para a agenda, porque o trabalho com escrita precisa de tempo de escrita, de revisão, e de avaliação, para que contemple o que o texto literário exige e siga as regras de composição do gênero poético Poetrix.
Em fevereiro, será ministrada uma oficina sobre a composição do Poetrix, via plataforma Meet, que contará com a distribuição de um xérox das Diretrizes Poetrix a cada aluno, e com o apoio de alguns integrantes da AIP e da Confraria Ciranda Poetrix, para que os alunos conheçam os poetrixtas que já se dedicam a tempo na composição e possam dar instruções mis claras e dicas relevantes.
Cleusa Piovesan
Cadeira 27
5 comentários:
Vamos levar o Poetrix às escolas e fazer os alunos se encantarem com ele e sua produção desde jovens! Viva a poesia!
Maravilha!!!
Excelente projeto! Parabéns!!!
Belo projeto!! Sucesso!!
Sucesso, Cleusa!
Postar um comentário
Comente aqui: